Postagens populares

Aos Leitores que escrevem ou pensam em escrever!

7 de abril de 2017
Follow my blog with Bloglovin





Três perguntas recorrentes sobre o processo de escrita:


1. Escrever ou digitar?
Escrever à mão, já provado cientificamente, ativa áreas específicas do cérebro e desenvolve a mente. Na prática, esse exercício estimula a criatividade, podendo surgir ideias, antes não pensadas, durante o processo de escrita. 
A segunda vantagem da escrita à mão está exatamente no ato de passar o texto para o Word. Nesse momento, o autor tem a primeira oportunidade de revisar a estória, e o conselho é que nunca o faça no mesmo dia em que a escreveu, um período de horas analisando sua criação ajuda a descobrir falhas e furos.
2. Primeira ou terceira pessoa?
Na verdade, a resposta é muito simples: o que for mais fácil para o autor!
O melhor a ser feito quando essa dúvida surge é escrever as primeiras páginas, ou capítulos, nas duas pessoas e avaliar qual delas o deixou mais à vontade para desenvolver o restante da estória. Lembrando que o texto em terceira pessoa abrange os pensamentos e sentimentos de todos os personagens, ao contrário do texto em primeira, onde os pensamentos e sentimentos são mais voltados para o personagem narrador.
3. Usar avatares ajuda na construção de personagens?
Usar atores, cantores ou modelos como avatares pode ajudar desde que não se misture suas identidades reais com os personagens a serem construídos. E o cuidado deve ser redobrado quando o avatar é um ator, pois não é raro encontrar personagens de livros praticamente saídos de filmes e séries, onde o autor simplesmente usou um personagem já pronto e conhecido para a sua estória. Isso não é legal, judicialmente falando, não é criativo e não fará do livro famoso.
Para ilustrar este texto, escolhi justamente uma Ficha de Personagens, espero que ajude a muitos.
OBS: Cada autor descobre com o tempo as técnicas que mais funcionam para si, de modo que as respostas apresentadas aqui são mais dicas do que regras. Estudar como escrever bem é fundamental, mas também é importante sentir-se à vontade no processo de escrita, ou o texto não sairá fluido e o autor não descobrirá a sua identidade.

_________________________
Luhana Andreoli.


 Imagem



  Um grande abraço do Paulo! 


Até a próxima leitura, espero todos vocês!



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.