Postagens populares

{Resenha} O Coração dos Heróis

8 de abril de 2017
Follow my blog with Bloglovin




 





A resenha de hoje é sobre O Coração dos Heróis, uma amiga maravilhosa me emprestou e decidir começa por ele.  Livro do autor David Malouf, não conhecia as obras do mesmo, mas ele tem um grande respeito ao redor do mundo. A narrativa é cheia de detalhes, que descreve bem a época onde se encontra todo o enredo. A capa bem feita, com as páginas docemente amareladas, tem as abas/orelhas e um cheiro bom (sim amo cheira-los).
                  
SinopseQuando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego - ou troiano - ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campo de batalha.
           

Como o sal agora a piano, o rosto tenso e apele açoitada, pelo vento e rígida por causa do sal, o sal secos quando umedecia..."    -g. 38
            
Ele retrata muito bem os conflitos que os troianos e os gregos tinham. Deixando ricos em detalhes, confesso que acreditei que teria batalhas sangrentas, mas longe disso. Pela forma que a sinopse fala, era de se esperar além de curtos duelos ou desafios. A falta de composição ligada ao romance pecou nisso. A narração aparenta ser em prosa, onde tem narrações sobre o local onde acontece os incidentes, com observações, detalhamentos e avisos de tudo.    
                              

"As pessoas correm pelas ruas e disputam lugar nas muralhas da cidade. Os meninos deixam de lado suas lutas e brincadeiras e se enfiam entre as pernas dos mais velhos para estar na primeira fila de espectadores..."        - Pág. 123                                                                


A história sim é um pouco cansativa, exige muita atenção o que atrapalha no entendimento. O enredo ainda que seja entre os deuses da mitologia, todos os exércitos, a  lutas, armas e desejo de batalhas, estão talvez silenciados nesta narrativa. Acredito que seja pelo fato de lidar com o amor de ambos os lados, a dor da perda de alguém e cada um tentar achar uma forma de de encontrar um alivio para ela. Talvez o amor seja uma dadiva  que nos deixam as vezes cruéis. 
           
O final não é tão surpreendente se você acompanhar bem a leitura o que vai precisar de muita atenção e foco em cada parte do enredo. Um bom livro pra quem ama gêneros assim.
David Malouf abordou com toda a fé e origem as mitologias dentro do livro, mas de certa forma faltou algo, algo que normalmente se vê em livros de mitologia, talvez ele realmente quisesse isso, quebrar toda essa linha tênue de sempre se resultar a isso. Resultar ao que estamos acostumados da mitologia. 

Não é errado poetizar algo que ás vezes é duro, rígido, cruel e sangrento. Algo que pode está ligado á forma deste autor escrever, já que seu movimento é o pós-modernismo. 

                                               O Coração dos Heróis
                                                     
                                               O Coração dos Heróis
                                         
                                        
                                            Prós e Contras! 


Prós: A capa bem estruturada, as folhas são amareladas, possui orelhas. A narrativa é boa, rica em detalhe. Por ter poetizado (uma hipótese) a forma de vermos a mitologia, nos deixando indecisos e confusos com essa obra, olhando por esse lado ela se torna diferente, agradável. 
       
Contra: A leitura é cansativa, podendo fazer desistir do livro, o autor se prendeu muito em seu jeito de escrever talvez deixando isso a desejar. Ainda não teve o romance como a gente espera, e a falta das origens comuns em livros sobre mitologia.

Se eu recomendaria? Por ser cansativa, pecando em falta do que a sinopse promete, eu não recomendaria. Mas fica o seu critério, eu verdadeiramente gostei.
       

                

Dados do Livro:

Nome: O Coração dos Heróis

Autor: David Maluf
Ano da publicação no Brasil : 2011
Editora: LEYA



Onde encontrar, clique em cima.




  Um grande abraço do Paulo! 


Até a próxima leitura, espero todos vocês!

9 comentários

  1. Oii! Seu blog pode ser novo, mas é super bacana. Já tem uma quantidade boa de posts e é perceptível que você gosta de escrever. Aliás, sua forma de escrita é bem bacana, mas nessa resenha, por exemplo, alguns errinhos conseguiram escapar e algumas sentenças ficaram um pouco confusa. Ainda nessa resenha, adorei a parte dos prós e contras! Deu um bom resumo e fechamento no texto. Adorei o layout! Simples e bonito! Sucesso pro seu livro e pro blog :)

    ResponderExcluir
  2. *um pouco confusas rs Ah, seria legal ter como editar o comentário. Não apareceu essa opção pra mim ^^
    bjs devaneiosdeslocados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Camilla! Irei providenciar melhoras! Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  4. Amei o poste e o layout do blog. Unica sugestão se me permite é colocar as imagens no tamanho maior, ficando padronizada com o texto. Fica bem melhor :)
    sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  5. ahhh quase morri no "uma amiga maravilhosa" kkk obrigada por me ajudar a entender esse livro que vivia parado na minha estante por motivos de "nunc emtendi a história". Se minha mãe resolver me dar outro livro aleatório e eu não entender, passa aqui e faz outra resenha pra mim <3 xx

    ResponderExcluir
  6. kkkkk ola Esther, maravilhosa mesmo! Fico feliz por ter ajudado, pode contar comigo sempre! Será uma grande honra poder ajudar <3 xx

    ResponderExcluir
  7. É tão ruim quando o autor não consegue desenvolver bem uma história, né?
    =/

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci, verdade, doí muita na gente também! Obrigado pelo carinho volte sempre! <3

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.