Postagens populares

[Resenha} Sósia

12 de maio de 2017

Sósia 
     Renan Cardozo        




Olá minhas queridas e queridos! Tudo bem com vocês? A resenha será de um livro que está para ser lançado, precisando de um apoio de vocês, eu particularmente adorei. 

" Pessoas vão fazer qualquer coisas, não importa o quão absurdo, para evitar encarar suas próprias sombras" - Carl Jung 


A frase de começo já nos deixa curiosos não acha?



Sinopse: Sósia é um suspense psicológico, inspirado pelos clássicos lovecraftianos, como O Caso de Charles Dexter Ward, que pretende questionar os laços com nossa própria identidade.
A história começa com um conjunto de relatos, do médico Johnas Spirandelle, enquanto ele e seu amigo, o oficial Ten.Carvalho, tentam descobrir que bizarra relação ocorre entre, uma série de assassinatos e a histeria religiosa causada por uma misteriosa ressurreição.
O romance discute o tema da "Sombra", desenvolvido pelo psicólogo Carl Jung, sobre a natureza selvagem do ser humano. A arte da capa, criada pelo artista Walter Pax (autor das ilustrações da edição brasileira de O Chamado de Cthulhu) descrevem esse conflito.

O livro é uma grande narrativa que leva você para uma cidade pequena, seguindo uma rotina com doce melancolia que em partes ti prende e em outras que deixa curioso. Aquela narração guiada por palavras de termos formais e jurídicos ligados a uma breve linha de termos médicos. A leitura ti faz questionar, não apenas a história, mas até mesmo criar boas teorias sobre a própria realidade que se vive.
No decorrer da história, você se vê como um parente próximo daquela dupla curiosa. Deixando ansioso e o prendendo a cada paragrafo lido. Também vale lembrar que no desenrolar da história algumas revelações se dispõem de um tom confuso, às vezes se limita a uma pequena falta de coesão. O que de fato ti faz  está focado o que não é tão difícil, afinal de contas a história é boa. 

" A chamada vinha da senhora sargento na patrulha noturna. parecia haver uma necessidade  tremenda necessidade da minha presença,. O sobressalto fez com a ressaca desaparecesse e fiquei a imaginar que estranhos eventos poderiam está acontecendo, a tal horário da matina, para que minha consulta fosse convocada. " 

Mas a partir do capítulo 21 a história começa a ficar um pouco mais confusa, com certa falta de detalhes, em relação a fatos que parece ser importante saber-se dele. Então se acaba perdendo em narrativas sobre algumas coisas do dia a dia e falta em partes que talvez seja essencial. O que me faz perceber que seja a intenção da mesma.

O dialogo às vezes se perde ou sente falta de alguma narrativa, o que leva a pergunta se é uma prosa. Talvez por está em fase beta, algumas coisas estão ainda para ser modificadas, melhorando assim o entendimento. Senti falta de ligação de algumas coisas, de eventos que de certa forma foram grandes e que desenrolam certa importância por tal ocorrido, à falta da narrativa do fato ainda acontecendo pelo presente narrador/personagem principal.

Eu poderia  listar mais alguns versos ligados a isso, mas seria talvez crucial a história, talvez deixariam vocês, ansiosos demais para lê-los, então, por pura generosidade deixarei as minhas considerações do mesmo. 

Ainda que ambas as sósia/original, narrassem a história ela requer bastante atenção, talvez deixando um tanto cansativo, o final era um tanto improvável a partir de quando ele encontra seu sósia, em partes surpreendentes. Essa é uma parte da história que verdadeiramente me prendeu, me deixou curioso me sentindo como o Dr. Jonas.

" Meus olhos lentamente se adaptava a luz, enquanto descia as escadas para o encontro com nosso cozinheiro. O homem, que descascava laranjas, com certa dificuldade, no balcão. É obvio que nós já sabemos quem é. Porém mais esperado que ele fosse, ainda assim, ver minha própria...." 


Considerando toda a estrutura do livro, narração e afins, é um grande livro, claro que existem algumas coisas a serem revistas como dito, mas isso fica a critério do escritor, por que talvez essa sobriedade de fatos e confusão venha ser um diferencial ao livro ou um fardo. Um grande livro, uma boa história, espero poder ter acesso ao livro final e em todo seu enredo. Um grande abraço e perdão pela seriedade em fazer essa resenha critica e não se ofendas com nada dito aqui, verdadeiramente seria um livro que apreciaria ter em minha estante, um daqueles livros que releria só pra encontrar toda aquela doce ligação melancólica, cheia de suspenses, crimes, uma narração amigável e detalhista. 


Link para apoiar essa obra: https://www.catarse.me/sosia

Agradeço verdadeiramente quem sentir-se a vontade em fazer isso!





Um grande abraço do Paulo! 





Até a próxima leitura, espero todos vocês!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.