Leia Mulheres, Leia Mulheres Negras e Lendo Mulheres Negras | Indicação Contando Livros Contando Livros: Leia Mulheres, Leia Mulheres Negras e Lendo Mulheres Negras | Indicação

6 de junho de 2018

Leia Mulheres, Leia Mulheres Negras e Lendo Mulheres Negras | Indicação

Existe uma grande quantidade de autoras por todo o mundo. Em vários gêneros e/ou nichos literários. Mas, isso nem sempre significa que elas são reconhecidas verdadeiramente pelo seu trabalho ou se serão aceitas. Existe no Brasil alguns grupos/páginas e etc... Que valorizam amplamente a leitura, produção e escrita de mulheres. Vou citar dois deles. 


O primeiro é um grupo com eventos de leitura , que teve uma influencia de uma autora britânica chamada Joanna Walsh, que propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014). Desde então no Brasil temos o grupo chamado Leia Mulheres, que recentemente foi parceiro de um concurso no Sweek, para que mulheres escrevessem uma história de qualquer gênero literário e os vencedores receberiam prêmios alem do livro publicado. (Concurso já foi encerrado. | Sorry). Esse grupo conta com o site e a página no Facebook e demais redes sociais que vou deixar logo abaixo. Deem uma olhadinha, apoiem o projeto e #Leia Mulheres!



                                                                                                                    Foto Reprodução.                   
Nenhum texto alternativo automático disponível. 


Página Facebook: Aqui.

Instagram: Aqui. 

Twitter: Aqui. 













O segundo é voltado para contribuir na visibilidade produção literária de mulheres negras, que ainda encontra uma maior dificuldade no mercado editorial e social, devido todos os preconceitos existentes.  Ele se chama Leia Mulheres Negras, é um projeto que está se tornando cada vez maior. Vem conhecer também e #LeiaMulheresNegras


                                                                                                                   Foto Reprodução. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Página do Facebook: Aqui.

Instagram: Aqui.

















O terceiro projeto se chama Lendo Mulheres Negras. Um projeto de encontros literários para todas as pessoas que queiram conhecer, apaixonar ou se encantar por obras literárias de mulheres negras. Vou deixar uma parte que se encontra na página; 

Foi a partir dessa reflexão que surgiu a iniciativa de encontros literários para ler e discutir obras de autoras negras. De modo geral as mulheres, sobretudo as mulheres negras, foram excluídas de vários espaços sociais, políticos, culturais, e na literatura não foi diferente. O machismo e racismo silenciam as vozes de mulheres negras no campo literário. Em contrapartida a esse esquecimento e invisibilidade de autoras negras, daremos início aos nossos encontros com o propósito de resgatar e conhecer a vasta produção dessas mulheres.
"Não digam que fui rebotalho, que vivi à margem da vida. Digam que eu procurava trabalho, mas fui sempre preterida. Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora, mas eu não tinha dinheiro para pagar uma editora." (Carolina Maria de Jesus) "



  Foto Reprodução. 

A imagem pode conter: 1 pessoa



Página do Facebook: Aqui

Instagram: Aqui.

Site: https://palavrapreta.wordpress.com/















Espero que tenham ficado curiosos (as) sobre cada projeto, que possa apoiar de alguma forma cada um deles. Vale a pena ler mulheres, vale a pena ler mulheres negras. Se já conhecia algum dos projetos, me conte sobre ou se conhece projetos semelhantes, indica ai! E AH! Indica um livro de alguma autora! Nos encontramos no próximo post. 


Grande Abraço! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suba