Leitura Dramatizada do Texto “A Revolução dos Beatos”, de Dias GomesContando Livros Contando Livros: Leitura Dramatizada do Texto “A Revolução dos Beatos”, de Dias Gomes

11 de junho de 2018

Leitura Dramatizada do Texto “A Revolução dos Beatos”, de Dias Gomes

Nesta Terça-Feira (12/06) vai acontecer uma Leitura Dramatizada realizada pelo COLETIVO OS QUERIDOS DE GUILHERME,a partir de Oficinas Práticas de Teatro no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, coordenado pela atriz e diretora Rose Abdallah, localizado na casa onde o célebre empresário e produtor musical morou, em Ipanema, apresenta a leitura dramatizada da peça “A Revolução dos Beatos”. 

Terça feira passada (05/06) foi realizado a leitura de dramatizada de Preto de branco escrita pela dramaturga Marcia Zanelatto e tem 14 atores no elenco - todos escalados por Izak Dahora. Sendo o mesmo estreando como diretor da leitura dramatizada.

                                  (Foto Reprodução.)

A peça, inspirada numa história real, trata da trajetória de um jovem negro morador de periferia e estudante de medicina, personagem com questões bem semelhantes ao Domingos que ele fez em “Os dias eram assim”.

Informações usadas do Extra.

                                                                                                                  ( Foto Reprodução.)

Sabemos que a peça de Dias Gomes escrita (Saramandaia, Roque Santeiro, Bem-Amado, O Pagador de promessas) em 1962 usa os personagens do Bumba meu Boi para traçar um paralelo a facilidade em que o povo faminto e sem qualquer orientação se deixa conduzir pelo fanatismo religioso ao ponto de beatificar um Boi dado de presente ao Padre Cícero.

                                                 
                                                                             Querido e amado Dias Gomes. 

                                                                                  (Foto Reprodução.)


O roteiro da peça segue abaixo com informações sobre seus respectivos atores, diretores, coordenadores e produtores. Deixaremos também algumas curiosidades sobre ela. 

Como em outras criações Dias Gomes apresenta um personagem político inescrupuloso, Dr.Floro , que toma proveito do fanatismo e da fé desesperada que toma conta de Juazeiro para poder alcançar suas vontades políticas e pessoais.

Apesar do texto ter sido escrito há mais de cinquenta anos ele retrata características da sociedade brasileira até hoje, aonde a religiosidade e a ignorância manipulam grande parte da população e fortalecem políticos gananciosos.

CURIOSIDADE: A última montagem de A REVOLUÇÃO DOS BEATOS foi realizada no Rio de janeiro (1998) pelo Grupo Varal com direção de Paulo Feitosa. O Autor (Dias Gomes) assistiu ao espetáculo, no Teatro Maria Clara Machado, e presenteou o grupo com toda sua obra autografada. Alguns atores da montagem participarão da leitura.

Direção: Alexandre Lino ALEXANDRE LINO – diretor ator, produtor e diretor teatral. Um dos nomes de maior empreendedorismo do atual cenário cultural carioca. Idealizou e produziu recentemente o premiado espetáculo “Chica da Silva, o Musical”; dirigiu “Volúpia da Cegueira”, que após bem-sucedida temporada no Rio e em São Paulo, fará circulação pelo Projeto Petrobrás. Dirigiu também a adaptação para o teatro do aclamado romance “Eles Eram Muitos Cavalos” de Luiz Ruffato e o musical “Cafona sim, e daí?” homenagem a Sergio Britto. Atualmente está em cartaz com o “O Porteiro”, comédia indicada ao novo Prêmio de Humor criado por Fabio Porchat, na categoria Melhor Performance.  



                                                                                       (Foto Reprodução.)

Coordenação: Rose Abdallah (Atriz, diretora e Idealizadora do Grupo de Leitura “Queridos de Guilherme”).

Elenco: André Martins, Enildo Delatorre, Juliana Búrigo, José Carlos M de Mello, Roberto Lobo, Rose Firmino, Rose Abdallah, Simone Vidal, Sergio D’Auria com o ator convidado Tom Pires (ator da montagem de 1998).

                                                                                                                   (Foto Reprodução.)

Será realizado pelo Coletivo de Teatro Os Queridos de Guilherme. Que acontecerá no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo no seguinte endereço.

Local: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo - Rua Redentor, 157 – Ipanema
Tels: (21) 987527600
Data: 12 de Junho, terça-feira
Horário: 20h

GRATUITO (sujeito à lotação)

Classificação livre

Página do Facebook para mais informações: www.facebook.com/queridosdeguilherme

Espero que todos possam contemplar essa leitura dramatizada. Agradeço a Sergio D'Auria pelo indicação do post e dou os devidos créditos. 



Grande Abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suba